Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 31 Julho 2017 17:39

Lamentável vale tudo

No vale tudo para tentar garantir sua blindagem na Câmara, ou seja, para impedir que 342 deputados federais votem favoráveis às denúncias de corrupção que pesam contra seu governo, Michel Temer intensifica barganha junto a sua base aliada. Distribuição de cargos e recursos financeiros dominam a agenda de diálogos – ou seria negociatas? – entre governistas. E nesse jogo bruto de busca voto a voto, no lamentável vale tudo, também a agenda ambiental entrou para o centro das negociações.

A chamada bancada ruralista soma 211 deputados na Câmara. Como é preciso garantir pelo menos 172 votos para impedir que a acusação de corrupção contra Temer siga para o Supremo  o governo destina foco, privilégios e benesses a este segmento.  

Temer sempre foi simpático à pauta do agronegócio e para “agradar” os deputados ruralistas, enviou projeto ao Congresso que diminui o tamanho da Reserva do Jamanxim, no Pará, encaminhou a MP 759 de regularização fundiária, de interesse desses parlamentares, paralisou a demarcação de terras indígenas, quilombolas, bem como a reforma agrária e faz vistas grossas à crescente violência no campo. Neste balcão de negociações, as medidas impactam a preservação da natureza.

O governo prepara, ainda, medida provisória sobre dívidas bilionárias de produtores do agronegócio ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), com generosos descontos e maior prazo para pagar.   

Diante de um governo totalmente refém da bancada ruralista, ambientalistas já apontam esse momento como extremamente crítico para a agenda ambiental do País. Independente do resultado, se Temer fica ou sai, o fato é que esse nefasto jogo político, o resultado é a lamentável degradação da natureza.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros