Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Terça, 02 Janeiro 2018 17:37

Prepare o bolso: Brasil terá safra 9,2% menor em 2018; a culpa é do La Niña

Aprodução brasileira de grãos deverá cair 9,2% em 2018. A estimativa é do IBGE, que projeta uma safra de 219,5 milhões de toneladas no próximo ano, contra algo em torno de 242 milhões de toneladas colhidas em 2017. Entre os cinco principais produtos, três devem apresentar quedas na produção para a próxima safra: arroz em casca (-8,0%), milho em grão (-15,9%) e soja em grão (-5,9%).
A principal causa da redução será o fenômeno La Niña, que deverá dominar o clima nos próximos meses, após um ano de estabilidade climática. Segundo o IBGE, são esperadas altas na produção de algodão (4,5%) e de feijão (4,1%), apesar da chuva que vem prejudicando as plantações do grão no Paraná, maior produtor do Brasil, na principal safra do ano, a ser colhida a partir de janeiro.
O agro fecha 2017 com participação de 23,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2017, a maior contribuição em 13 anos, segundo estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas por uma Nação durante o ano.
Apesar de aumentar sua participação em termos percentuais no PIB nacional, a queda no preço dos produtos agrícolas exportáveis (commodities) ao longo do ano reduziu o PIB específico da agropecuária em 2% na comparação com 2016. Boa notícia é que, segundo a CNA, até agosto a queda acumulada no setor era de 2,6%, o que refletiu uma recuperação nos preços internacionais no último quadrimestre de 2017.

Carnaval terá álcool.
Ao final do verão, quando termina a safra da cana, o Brasil terá um estoque de etanol até 21% menor do que no final da safra anterior, encerrada em 31 de março de 2017. A previsão é da JOB Economia e Planejamento.

E gasolina mais caros.
Segundo a consultoria, as reservas totais de etanol ficarão entre 1,5 e 1,6 bilhão de litros. Esse volume é suficiente para apenas 20 dias de consumo. Em março de 2017, o estoque era suficiente para mais de 30 dias. Essa queda deverá impactar os preços de gasolina e álcool no varejo após o Carnaval.

Mundo insólito.
Deu no NY Times: Nova York já tem fazenda até no subsolo. O espaço de 118 metros quadrados no porão de um edifício produz, desde novembro, no sistema hidropônico, ou seja, as plantas não ficam no solo, mas em bancadas. O plantio é feito em ambiente sem pragas e tem iluminação de led.

Fazenda no subsolo!
A fazenda no porão fornece ervas raras e flores para alguns dos melhores restaurantes de Nova York, que recebem suprimento regular da Farm.One mais de uma vez por semana. O manjericão-anão chega a ser vendido por US$40 o quilo, em vez dos US$10 do manjericão comum...

Cerveja com mel.
A cervejaria paranaense Way Beer acaba de lançar uma cerveja que utiliza mel da abelha nativa mandaçaia em sua composição. Sem ferrão, o inseto produz um mel mais claro e menos doce que o das abelhas comuns. A ideia da Saison Mandaçaia surgiu em um evento gastronômico e a cerveja é refermentada na garrafa por seis meses com levedura Brettanomyces.

Cerveja de malandro!
A Cervejaria Brewpoint, de Petrópolis, acaba de lançar um rótulo polêmico. Trata-se da cerveja Bezerra da Silva, homenagem ao sambista que encarnou como ninguém a imagem do malandro carioca. A Bezerra da Silva é uma Lager (clara, puro malte), com 4,5% de teor alcoólico. A cervejaria conquistou duas medalhas na Copa Cervezas de America 2017, no Chile.

Curry x envelhecimento.
Fabricantes de cosméticos e a indústria de óleos essenciais estão de olho em um extrato raro da flor da planta de onde é extraído o curry. A planta é conhecida como imortal e seu extrato demonstra grande potencial rejuvenescedor.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany