Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 30 Outubro 2017 21:45

Quem paga essa conta?

Cerca de 200 deputados compõem a bancada ruralista que atua em bloco na Câmara. “Menina dos olhos” do Palácio do Planalto, esses parlamentares, na prática, têm este governo como refém. Só votam se atendidos seus interesses corporativos.

Neste “balcão de negócios”, entra Renca, Jamanxi, conflitos de terras no campo, retirada de direitos de comunidades indígenas e quilombolas... E, agora, o relaxamento na fiscalização do trabalho escravo e o decreto que transforma multas impostas a infratores ambientais em conversão para serviços de preservação.

São quase cinco bilhões de reais, segundo o IBAMA, em multas que, em troca dos votos dessa bancada na Câmara, o governo abre mão com generosos descontos do valor. A sociedade se escandaliza com mais essa benesse de Temer aos ruralistas, cujo custo político, social, econômico e ambiental recaem sobre a maioria do povo brasileiro.

Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entrei com Projeto, na Câmara, para sustar essa medida absurda do governo, em especial os efeitos do § 2º do artigo 143 do Decreto 9.179, de 23/10/17, que trata do desconto a ser aplicado nos casos das conversões de multas.

Em troca dos votos que lhe são convenientes na Câmara, Temer resolve, na prática, perdoar 60% das dívidas ambientais ainda não pagas por grandes infratores.

Mais uma evidência de que cede a todo tipo de chantagem e interesse desses deputados que compõem esta bancada ruralista.  Enquanto faz suas benesses às custas dos cofres públicos, este governo corta em quase 50% o Orçamento da União para as áreas ambiental, agrícola e agrário.

A desculpa é que não há verba, mas ao abrir os cofres para emendas de aliados e perdoar dívidas bilionárias de infratores ambientais, Temer mostra que na verdade não é verba que falta, mas caráter e decência para governar com seriedade e compromisso com os brasileiros, e não para salvar sua própria pele.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros