Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quarta, 18 Outubro 2017 17:35

Produção de etanol cresce 11,5% com gasolina cara e aumento nos impostos

O encanto gerado pelos preços altos do açúcar perdeu o efeito com as desvalorizações recentes do adoçante no mercado internacional. Mas o Governo Federal deu uma mãozinha aos usineiros aumentando a alíquota do PIS/Cofins que incide sobre a gasolina. Mais: o preço da gasolina não parou de subir nas refinarias nas últimas semanas. Resultado: usineiros de todo Centro-Sul do País resolveram transformar cada vez mais cana em etanol.

Com cenário favorável, a produção do biocombustível cresceu 11,5% na segunda quinzena de setembro, na comparação com igual período de 2016. Em seu relatório de acompanhamento de safra, divulgado na terça-feira, a União da Indústria de Cana-de-açúcar informou que 53,5% do total da cana processada na segunda quinzena do mês foi usada para a produção de álcool, ante 52% na primeira metade do mês e 50% em igual período de 2016.

A maior atratividade do etanol para o consumidor em relação à gasolina é evidenciada pelas vendas de álcool hidratado, usado diretamente nos tanques dos veículos, que alcançaram 1,38 bilhão de litros em setembro, o maior resultado mensal desde abril. Tal da cana processada na segunda quinzena do mês foi usada para a produção de álcool, ante 52% na primeira metade do mês e 50% em igual período de 2016.

Isso afeta teu bolso!
Os estoques globais de trigo são os maiores da história, correspondendo a 36% do consumo mundial/ano. Mais: 70% da área plantada com o cereal já foi colhida no Paraná e a safra no Rio Grande do Sul está prestes a ser colhida. Resultado: os preços caíram 10% no mercado interno na virada do mês, segundo a consultoria Safras & Mercado.

“Quando vendermos todas as almas...”
Consciente que o governo está fragilizado com a denúncia que paira contra Michel Temer por obstrução de justiça e organização criminosa, a bancada ruralista no Congresso Nacional foi ao Palácio do Planalto no início do mês disposta a emitir a fatura para venda dos votos contra a investigação dos atos supostamente criminosos do presidente.

“...dos nossos índios num leilão...”
Desta vez, os ruralistas querem a edição de uma medida provisória que autorize o arrendamento de terras indígenas para produção agropecuária. Trocando em miúdos: os grandes fazendeiros querem a liberação formal do governo Temer para que possam criar gado e plantar soja e milho transgênicos em terras demarcadas e com natureza protegida.

Inimigo dos agrotóxicos.
Criado em 1992, o prêmio Imprensa Bahia deste ano foi concedido ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Entregue no final de setembro em parceria com o Lions Club, o prêmio reconheceu a luta do MST contra a concentração de terras e pela produção de alimentos mais saudáveis.

As estrelas...
Astrônomos ligados ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, à Universidade Estadual de Feira de Santana, na Bahia, e ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais testemunharam um fenômeno raro na Via Láctea: a morte de uma estrela.

...de tudo no Universo.
As observações, realizadas entre 2005 e 2013 no Observatório do Pico dos Dias, no sul de Minas Gerais, e num telescópio das Ilhas Canárias, na Espanha, foram descritas agora em artigo publicado no Monthly Notice of the Royal Astronomical Society.

Filosofia do campo: “Sobre a terra, antes da escrita e da imprensa, existiu a poesia”, Pablo Neruda (1904/1973), diplomata e poeta chileno.dos testes para diagnóstico já desenvolvidos. O alerta foi feito no domingo.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros