Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 12 Setembro 2017 16:11

Fazendas urbanas podem produzir até o triplo de hortaliças da agricultura

Estudos da estatal Embrapa apontam que a produtividade das chamadas fazendas urbanas ou fazendas verticais pode ser até três vezes maior que a da agricultura convencional, na zona rural. O motivo é a maior capacidade para gerenciar insumos básicos, como a água e os fertilizantes, e administrar a exposição às intempéries, como chuvas ou sol em excesso.

Outro fator importante nessa equação é o fato de se reduzir as perdas no pós-colheita com o transporte de alimentos por grandes distâncias. As fazendas urbanas funcionam em estufas, sob lonas plásticas em áreas planas e menos nobres das grandes cidades. Já as fazendas verticais aproveitam espaços ociosos em muros e paredes de edifícios, reduzindo, assim, o custo de transporte e o preço de verduras e legumes.

No mundo, já existem empresas que investem em fazendas verticais ou “plant factories”. A start up Plenty, no Vale do Silício, e a AeroFarms, também nos Estados Unidos, são importantes projetos do gênero. Holanda e países asiáticos como Coreia do Sul e Singapura avançam nas pesquisas.
No Brasil, o interesse por plantações alternativas ainda é pequeno, e as áreas de cultivo protegido têm se concentrado em grandes centros urbanos ao redor de Brasília, São Paulo e Manaus.

Também é crescente o interesse por empreendimentos conhecidos como fazendas de teto, cada vez mais comuns em Nova York, que utilizam as coberturas de grandes edifícios para a produção de alimentos. Em Belo Horizonte já há um projeto do gênero em um dos shoppings da cidade.

Preço do leite...
O preço do leite longa vida está em queda livre no atacado de SP, refletindo a fraca demanda no varejo. Segundo o Cepea/USP, só na última semana de agosto, o valor do longa vida recuou 1,3%, com média de
R$ 2,15 por litro.

...despenca em plena...
E essa desvalorização se reflete no campo. Na porteira da fazenda, o valor pago aos produtores caiu pelo terceiro mês seguido. Esse fenômeno acontece em plena entressafra, quando os preços deveriam subir por conta do declínio na produção com a falta de chuvas, que seca pastos e reduz a quantidade de alimento disponível para as vacas.

...época das vacas magras
Segundo a Scot, consultoria especializada na pecuária, o preço pago pelos laticínios aos produtores ficou 8,6% mais baixo que em agosto de 2016.

Governo vai afrouxar...
A fiscalização das importações de agrotóxicos será simplificada pelo Governo Federal. O acordo foi firmado no final de agosto pelo Ministério da Agricultura e representantes de sete empresas. O novo modelo cria a figura do Operador Econômico Autorizado (OEA).

...fiscalização dos agrotóxicos
O OEA é uma certificação concedida a importadores, exportadores e companhias marítimas. Na prática, o OEA classifica a empresa como “segura e confiável”, status que garante que as mercadorias são idôneas e não estão violadas ou danificadas. As empresas certificadas terão maior celeridade no trânsito de mercadorias, diminuição de custos portuários e maior velocidade no desembaraço aduaneiro.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros