Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 29 Agosto 2017 19:04

Mais de nove mil agrotóxicos aguardam registro para uso nas lavouras do Brasil

Maior consumidor de agrotóxicos no Planeta, o Brasil tem mais de nove mil novos rótulos aguardando registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre esses produtos há até agroquímicos que já deixaram de ser usados em outros países, seja pela ineficácia comprovada ou pela elevada toxicidade.

Essa extensa lista já incomoda até entidades representativas do setor, como o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal, que contesta os critérios utilizados para análise e liberação dos agrotóxicos.

Defensivos considerados prioritários pelo MAPA são analisados antes que produtos que estão há mais tempo na fila de espera. O Ministério priorizou 53 agrotóxicos de diversos fabricantes para controle de ‘pragas’ como a mosca branca do feijão, o mofo branco que ataca o tomate e a alface, o bicudo do algodoeiro, além do capim-amargoso, da buva, da ferrugem asiática e da lagarta helicoverpa armigera que prejudicam lavouras de soja.

Cervejas brasileiras...
Fundada no início da década, a microcervejaria Baker, de BH, já contabiliza 24 prêmios conquistados nos últimos dois anos em concursos na Europa.

...premiadas em...
Os últimos quatro prêmios foram concedidos pelo World Beer Awards 2017, no último dia 10, em Londres, aos rótulos Las Mafiosas Corleone, Três Lobos, Reserva do Proprietário e Cabral Barley Wine, todas da Baker.

...concurso mundial
Outra microcervejaria da Grande BH conquistou dois prêmios no World Beer Awards 2017. A Krug Bier venceu com os rótulos Submissão e Skank Altbier, eleitas as melhores do Brasil em seus estilos. Aromática, a Submissão tem baixo teor alcoólico (3,9%) e recebe adição de tamarindo.

Arquitetura verde
De 7 a 10 de setembro, Nova Friburgo (RJ) será sede do 2º Simpósio Latino-Americano de Bioarquitetura e Sustentabilidade. Especialistas de todo o mundo vão expor técnicas de bioconstrução com bambu, detalhes da arquitetura de baixo impacto e noções de agricultura orgânica.

Restauração ecológica
A Sociedade Ibero-Americana de Restauração Ecológica realizará a 7ª Conferência Bienal Mundial em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento acontece de 27 agosto a 1º setembro e deverá atrair mais de 1.500 participantes de todo mundo.

Leite nasce na Tetra Pak
Enquete realizada em junho no Reino Unido revelou que 18% das crianças entre 4 e 8 anos acreditam que o leite ‘nasce’ no supermercado e 6% dos adolescentes imaginam que vacas põe ovos. Para esclarecer os urbanoides sobre a origem do leite, uma vaca desfilou ao lado do Rio Tamisa.

Filosofia do campo:
“Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz”, Tom Jobim (1927/1994), maestro carioca.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros