Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 08 Agosto 2017 17:46

Novo surto derruba mito de que ovo é o vilão na transmissão da salmonela

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acaba de derrubar um mito. Pesquisa publicada nesta semana pelo jornal The Washington Post revela que os ovos não são o principal vetor de transmissão da bactéria salmonella enterica. O estudo apontou a ocorrência de 50 surtos da doença nos EUA nos últimos dez anos, sendo que 30 foram causados por frutas, vegetais, nozes e derivados crus; e apenas 20 estavam associados ao consumo de aves, ovos e derivados contaminados pela salmonella.

No período entre 1996 e 2010, foram relatados 14.350 casos e 34 mortes, associados ao consumo de 20 diferentes tipos de produtos, como pasta de amendoim e pepino. O surto atual foi causado por mamões papaya.

Em todos os casos, os alimentos acabaram contaminados por falta de higiene na produção ou no transporte, incluindo o uso de água suja na irrigação. Só a exposição do alimento a temperaturas acima de 71 graus Celsius elimina a bactéria. A salmonelose provoca vômito, diarreia, febre e dores abdominais.

Prepare o bolso!
O preço do suíno subiu nas granjas paulistas nesta semana. Em sete dias, alta de 6,8%. Mas, segundo a Scot Consultoria, os atacadistas assimilaram parte do aumento e repassaram ‘apenas’ 3,4% para a ponta do varejo, cientes de que o consumo de carne já anda baixo, quanto mais se o preço disparar...

Olho na bomba!
Mesmo em plena colheita da cana no Interior Paulista, os preços dos etanóis anidro e hidratado registraram forte alta nas usinas na última semana. As valorizações são as maiores registradas nesta safra 2017/18. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado teve alta de 4,7%. Já o anidro subiu 7,12%.

Oferta na feira
O preço da alface continua em queda na Ceagesp. O consumo caiu em julho devido ao frio e às férias escolares, e isso provocou o ‘encalhe’ da verdura nos atacadistas. Segundo o Cepea/USP, o valor das alfaces lisa e crespa recuou 16,33% frente à semana anterior. A americana baixou 9,61%.

Picanha, maminha...
Estrelas internacionais da culinária estarão amanhã na Mooca, em SP, para mais um churrasco promovido pelos incentivadores da raça bovina angus. A Churrascada é o maior evento nacional voltado ao culto da carne. Para esta edição, o Programa Carne Angus Certificada terá 800 kgs e 2 mil visitantes.

Filosofia do campo:
“Ando com fome de coisas sólidas e com ânsia de viver só o essencial. Penso que chega um momento na vida da gente em que o único dever é lutar ferozmente por introduzir, no tempo de cada dia, o máximo de eternidade”, João Guimarães Rosa (1908/1967), médico e escritor mineiro.

 

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros