Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 08 Agosto 2017 17:46

Novo surto derruba mito de que ovo é o vilão na transmissão da salmonela

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos acaba de derrubar um mito. Pesquisa publicada nesta semana pelo jornal The Washington Post revela que os ovos não são o principal vetor de transmissão da bactéria salmonella enterica. O estudo apontou a ocorrência de 50 surtos da doença nos EUA nos últimos dez anos, sendo que 30 foram causados por frutas, vegetais, nozes e derivados crus; e apenas 20 estavam associados ao consumo de aves, ovos e derivados contaminados pela salmonella.

No período entre 1996 e 2010, foram relatados 14.350 casos e 34 mortes, associados ao consumo de 20 diferentes tipos de produtos, como pasta de amendoim e pepino. O surto atual foi causado por mamões papaya.

Em todos os casos, os alimentos acabaram contaminados por falta de higiene na produção ou no transporte, incluindo o uso de água suja na irrigação. Só a exposição do alimento a temperaturas acima de 71 graus Celsius elimina a bactéria. A salmonelose provoca vômito, diarreia, febre e dores abdominais.

Prepare o bolso!
O preço do suíno subiu nas granjas paulistas nesta semana. Em sete dias, alta de 6,8%. Mas, segundo a Scot Consultoria, os atacadistas assimilaram parte do aumento e repassaram ‘apenas’ 3,4% para a ponta do varejo, cientes de que o consumo de carne já anda baixo, quanto mais se o preço disparar...

Olho na bomba!
Mesmo em plena colheita da cana no Interior Paulista, os preços dos etanóis anidro e hidratado registraram forte alta nas usinas na última semana. As valorizações são as maiores registradas nesta safra 2017/18. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado teve alta de 4,7%. Já o anidro subiu 7,12%.

Oferta na feira
O preço da alface continua em queda na Ceagesp. O consumo caiu em julho devido ao frio e às férias escolares, e isso provocou o ‘encalhe’ da verdura nos atacadistas. Segundo o Cepea/USP, o valor das alfaces lisa e crespa recuou 16,33% frente à semana anterior. A americana baixou 9,61%.

Picanha, maminha...
Estrelas internacionais da culinária estarão amanhã na Mooca, em SP, para mais um churrasco promovido pelos incentivadores da raça bovina angus. A Churrascada é o maior evento nacional voltado ao culto da carne. Para esta edição, o Programa Carne Angus Certificada terá 800 kgs e 2 mil visitantes.

Filosofia do campo:
“Ando com fome de coisas sólidas e com ânsia de viver só o essencial. Penso que chega um momento na vida da gente em que o único dever é lutar ferozmente por introduzir, no tempo de cada dia, o máximo de eternidade”, João Guimarães Rosa (1908/1967), médico e escritor mineiro.

 

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany