Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 05 Dezembro 2017 14:36

ONU não descarta genocídio de rohingyas em Mianmar

Punições pelos assassinatos, agressões e estupros 'parecem ser extremamente raros', disse Zeid Ra'ad al-Hussein
A ONU não descarta a possíbilidade de genocídio de rohingyas em Mianmar A ONU não descarta a possíbilidade de genocídio de rohingyas em Mianmar Agência Brasil
Por Folhapress

O alto comissário de direitos humanos da ONU afirmou nesta terça-feira (5) que milhares de rohingyas continuam fugindo de Mianmar e que a ocorrência de crime de genocídio pelas forças estatais contra essa minoria muçulmana não pode ser descartada.

Zeid Ra'ad al-Hussein disse em sessão especial do Conselho de Direitos Humanos que nenhum dos 626 mil rohingyas que fugiram de Mianmar para Bangladesh desde agosto deve ser repatriado a menos que haja um monitoramento robusto no território dos dois países. Mianmar não permite a presença de observadores estrangeiros.

Punições pelos assassinatos, agressões e estupros "parecem ser extremamente raros", disse Zeid. "Alguém pode descartar que os elementos de um genocídio estejam presentes?", afirmou em Genebra.

Até agora, autoridades da ONU vinham usando o termo "limpeza étnica" para se referir à violência praticada em Mianmar contra os rohingyas. Genocídio é um crime cometido com o intuito de destruir o todo ou uma parte de um grupo nacional, ético, racial ou religioso.

O alerta feito por Zeid ocorre em meio a uma discussão entre Bangladesh e Mianmar sobre o repatriamento dos mais de 1 milhão de rohingyas que vivem em campos de refugiados improvisados nas proximidades de Dacca, capital bengalesa.

Mianmar disse que está finalizando os termos do acordo e que o processo de repatriamento teria início dentro de dois meses.

Htin Lynn, embaixador de Mianmar junto à ONU em Genebra disse que o retorno dos "deslocados" - a quem não chamou de rohingyas- seria "voluntário, seguro, digno e sustentável".

"Não haverá campos de refugiados", afirmou.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros