Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 12 Outubro 2017 13:56

Trump assina decreto que começa a desmontar Obamacare

A diretiva não faz mudanças imediatas no sistema de saúde. Ao invés disso, ela dá indicações aos Departamentos do Trabalho, Tesouro e Saúde para explorar opções regulatórias
Trump assina decreto que começa a desmontar Obamacare Trump assina decreto que começa a desmontar Obamacare Associated Press
Por Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira um decreto que direciona as agências federais a promoverem mudanças regulatórias no sistema de saúde norte-americano, o primeiro passo de seu governo em uma campanha ostensiva para enfraquecer o Affordable Care Act (ACA), também conhecido como Obamacare, sem o Congresso.

A diretiva não faz mudanças imediatas no sistema de saúde. Ao invés disso, ela dá indicações aos Departamentos do Trabalho, Tesouro e Saúde para explorar opções regulatórias que podem expandir o acesso a planos de saúde que ficam de fora do escopo do AÇA.

O republicano assinou o decreto na Casa Branca, rodeado de pequenos empresários. "Isto vai direcionar departamentos agir no sentido de elevar a competição e o acesso a planos de saúde de preços baixos e alta qualidade", disse Trump. "E não vai custar nada aos EUA".

Uma das intenções de Trump é facilitar o arranjo para que empresas possam se unir para contratar planos de saúde para seus funcionários. Ele também deve simplificar a venda de seguro-saúde com curta duração.

Críticos dessas políticas dizem que as novas opções vão subtrair do mercado destinado ao Obamacare os norte-americanos mais jovens e saudáveis, deixando apenas os mais velhos. Caso isso aconteça, a qualidade dos serviços pode sofrer.

Na cerimônia, Trump também falou sobre os cortes de impostos que pretende fazer. "Nos próximos meses, teremos grandes cortes de impostos, até mesmo o senador Rand Paul vai apoiar", disse. Paul, senador republicano pelo Kentucky, expressou recentemente preocupação com o projeto da Casa Branca.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros