Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 06 Outubro 2017 15:29

ONS reduz previsão de consumo de energia para outubro

A nova projeção considera volumes de carga mais baixos do que o inicialmente previstos para a semana passada e a próxima
A ONS reduziu a previsão de consumo de energia para outubro A ONS reduziu a previsão de consumo de energia para outubro Agência Brasil
Por Estadão Conteúdo

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (SIN) reduziu a previsão de consumo de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) ao longo do mês de outubro, para 65.718 MW médios, ante os 66.050 MW médios estimados inicialmente. O novo montante corresponde a uma alta de 2% em relação à carga registrada no mesmo mês do ano passado.

A nova projeção considera volumes de carga mais baixos do que o inicialmente previstos para a semana passada e a próxima. Em relação às regiões, o ONS reduziu as estimativas para Sudeste, Sul e Norte, mas elevou o montante para o Nordeste.

O subsistema Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de carga do País, teve uma redução de 198 MW médios na carga prevista, para 38.561 MW médios, o que corresponde a uma alta de 2,3% frente ao anotado em outubro de 2016, 0,5 ponto porcentual abaixo do previsto inicialmente. Para o Sul, a nova previsão é de 180 MW médios menor, somando 10.998 MW médios, expansão de 5,3% e não mais de 7%. Para o Norte a expectativa passou a ser de é elevação de 2,7% na carga, e não mais de 2,9%, com 5.752 MW médios. Já no Nordeste, a projeção de carga foi elevada em 56 MW médios, para 10.407 MW médios, o que corresponde agora a uma queda de 2,4%.

Em relação à afluência, o ONS manteve a previsão de chuvas abaixo da média histórica em outubro e reiterou a estimativa de Energia Natural Afluente (ENA) em 79% da média de longo termo (MLT) para o mês no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, onde se concentra boa parte da capacidade de armazenamento de água das hidrelétricas. Também reiterou a previsão de os reservatórios da região encerrarem o mês aos 19,6%, abaixo dos 22,7% da quinta-feira, 5.

Já no Nordeste, que atravessa há anos uma grave seca, ONS reduziu a previsão de chuvas em 5 pontos porcentuais, para 26% da média de longo termo (MLT) de outubro. Com isso, o nível dos reservatórios chegará ao fim do mês com críticos 5,3%.

No Sul, a estimativa para ENA aumentou dos 53% previstos inicialmente para 64% da média histórica, melhorando a expectativa de volume de água armazenada na região ao final de outubro, para 40,6%, acima dos 35,4% anotados na quinta. No Norte, a previsão de afluência teve redução para 51%, dos 56% da média histórica estimados anteriores, o que acarretará em uma queda uma Energia Armazenada (EAR) de 22,8% ao fim do mês, abaixo dos 29,2% de quinta-feira.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros