Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quinta, 05 Julho 2018 17:44

Procon aponta problemas na travessia de Santos-Guarujá

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pelo serviço terá até 15 dias para enviar uma resposta ao ­Procon
Os técnicos querem providências para evitar a superlotação das barcas que fazem a travessia Os técnicos querem providências para evitar a superlotação das barcas que fazem a travessia Rodrigo Montaldi/Diário do Litoral
Por Diário do Litoral
De Santos

Excesso de passageiros; funcionários mal treinados; falta de higiene; depredação, manutenção precária e problemas nas plataformas de embarque para as lanchas são problemas recorrentes de quem faz a travessia Vicente de Carvalho, em Guarujá, e o centro de Santos, todos os dias. Agora, porém, a situação foi constatada e comprovada pela equipe do Procon-Guarujá, ontem. Perto de 14 mil pessoas utilizam o serviço diariamente.

A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pelo serviço, deve ser notificada terá até 15 dias para enviar uma resposta ao Procon.

Dentre os problemas apontados pelo Procon e que precisam de uma solução estão o controle de acesso dos passageiros, a contagem para evitar lotação, manutenção do aparelho e os horários da travessia.

Atualmente quatro lanchas fazem a travessia. Outras duas estão em reforma e devem voltar a operar ainda neste segundo semestre. A empresa promete também que entregará uma nova lancha, em substituição à embarcação LS-01, que pegou fogo em 2016. “Os pontilhões que dão acesso às embarcações na estação de Vicente de Carvalho estão completamente corroídos e na ­iminência de desabarem a qualquer momento”, constata o diretor do Procon, José Roberto Mendez Reinaldo.

A ação está baseada no Art. 22 do Código de Direitos do Consumidor, que diz a respeito da obrigação dos órgãos ­públicos, através de suas concessionárias ou permissionárias, de fornecer serviços adequados, eficientes e seguros”, explica o coordenador do Procon, Paulo Sérgio de Oliveira Cavalcante. A equipe do Procon voltará a fiscalizar o local, em dias alternados, para verificar a regularidade dos horários. Caso não sejam ­resolvidos os problemas, ou a resposta da Dersa seja insuficiente, a empresa receberá multa com valor ainda não definido.

Outro lado

A Dersa informou que até o momento não recebeu notificação a respeito da fiscalização citada pela reportagem. Caso a receba, prestará ao órgão competente os esclarecimentos necessários, como o faz sempre que solicitada.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado