Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 26 Outubro 2017 12:16

Empresas adotam novo sistema de importação e exportação no Porto de Santos

O objetivo é aumentar a eficiência de fiscalização e ao mesmo tempo reduzir custos
O novo sistema monitora menos as importações, mas não deixa de fiscalizar O novo sistema monitora menos as importações, mas não deixa de fiscalizar Ar
Por Agência Brasil

Protocolo assinado ontem (25) pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, autoriza que Basf, Bayer, Adama, DuPont e Ihara, empresas importadoras de insumos agropecuários, adotem o sistema Operador Econômico Autorizado (OEA-Agro) no Porto de Santos.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o novo sistema monitora menos as importações, mas não deixa de fiscalizar. O OEA usa uma amostragem específica para as empresas exportadoras e importadoras que já sejam reconhecidas internacionalmente pela confiabilidade de seus produtos.

O objetivo é aumentar a eficiência de fiscalização e ao mesmo tempo reduzir custos, tendo como um dos instrumentos a certificação de empresas que atuam no comércio internacional.

“O rigor da inspeção será mantido. Só que a fiscalização será realizada de modo mais eficiente, com amostragem baseada em sistemas de inteligência e parametrização”, explicou Luis Rangel, secretário de Defesa Agropecuária do ministério.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros