Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 28 Setembro 2017 11:50

Baixada Santista recebe as primeiras Etecris do Estado

Projeto voltado à economia criativa pretende preparar profissionais para o mercado de trabalho por meio de cursos com duração de até 3 meses
Unidades de Santos e São Vicente foram inauguradas nesta quarta-feria Unidades de Santos e São Vicente foram inauguradas nesta quarta-feria Alex Santos/Divulgação
Por Diário do Litoral

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI), Márcio França, inaugurou nessa quarta-feira (27) nas cidades de Santos e São Vicente, as duas primeiras unidades da Escola de Técnicas de Economia Criativa (Etecri), espaço de ensino inovador que oferecerá cursos de qualificação profissional voltados a economia criativa, além da promoção do desenvolvimento produtivo de jovens e adultos.

Executados pelo Centro Paula Souza, os cursos de Práticas em Mídias Sociais, Técnicas de Web Design, Técnicas de Design de Moda, Vitrinista, Grafite, Recreacionista e Food Styling – Gastronomia estão com as inscrições abertas e serão oferecidos para maiores de 16 anos e desempregados, com duração de até três meses e carga horária entre 100 a 160 horas/aula. Cada instalação, que teve o investimento de R$ 984 mil, conta com um laboratório de informática, um laboratório multifuncional e salas de aula.

Com metodologia ativo-participativa por meio de dinâmicas de grupo, exposição dialogada e complementada com material didático e vídeo institucional, a ação busca oferecer uma formação inicial relacionada com as áreas da economia criativa, setor crescente no Brasil e no mundo. A proposta é garantir preparo profissional que acompanhe o avanço da tecnologia e as últimas tendências de mercado.

Para França, o início das Etecris proporcionará um preparo diferenciado diante da informatização e consequente diminuição de mão de obra em algumas atividades profissionais. “O salário médio de quem trabalha com economia criativa é 25% acima da média, e o Estado já tem 1 milhão de pessoas empregadas na área. Desta forma, a inauguração dessas duas primeiras escolas será o pontapé inicial para ampliar as estatísticas e preparar pessoas para funções que não dependam de máquinas, e sim do capital intelectual, inovação e criatividade”, destaca.

Ao todo, serão cinco escolas pelo Estado nas cidades de Santos, São Vicente, Campinas, São Bernardo do Campo e Presidente Prudente, que contarão com 1.200 vagas/ano em cada município, gerando um total de seis mil vagas. As primeiras unidades inauguradas estão localizadas na Avenida Afonso Schimidt, 1171 - Castelo, Santos, e Avenida Nações Unidas, 1714 - Vila Margarida, São Vicente.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros