Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Terça, 26 Setembro 2017 10:58

Secretário de Cultura de Santos pede afastamento e sai da cena

Governo de Santos considerou inadequado e reprovável o ‘post’ do secretário em página pessoal de rede social
Segundo a assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher Segundo a assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher Arquivo/DL
Por Diário do Litoral

Após ficar pelo menos duas horas em reunião a portas fechadas com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e profundamente abatido com a repercussão de sua postagem mostrando as nádegas de uma mulher durante o Rock in Rio, o secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, o professor Fabião (PSB), se afastou temporariamente do Governo servindo-se do período de férias a que tem direito, para, assim, poder se defender e superar a situação.

O Governo considerou inadequado e reprovável o ‘post’ do secretário em página pessoal de rede social, cujo conteúdo não condiz com a política municipal, que é de luta pela valorização da mulher, de direito à privacidade e contra a objetificação. Segundo a assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher.

Ontem, centenas de pessoas reprovaram a postagem. “Acabo de ver post polêmico sobre o Rock in Rio feito pelo secretário de Cultura de Santos. Como homem público, não posso ficar indiferente. Fico triste por ele, que é uma pessoa carismática e que poderia dar grandes contribuições à sociedade. Mas é lastimável que se coloque dessa forma pueril em uma rede social. Mais que pueril, invasiva e desrespeitosa. A questão de gênero é central na sociedade atual e esse tipo de publicação reforça estereótipos que queremos superar pois acreditamos em ‘pessoas’ boas, amorosas e pró-ativas. Não cabe esse tipo de publicação. De novo, uma lástima”, escreveu em seu perfil o ex-vereador e médico Evaldo Stanislau, sobre o episódio ocorrido no último domingo.

A vereadora Telma de Souza (PT), que é vice-presidente da Comissão Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, também não poupou críticas: “Não podemos mais tolerar ataques a qualquer pessoa, particularmente às mulheres, por governantes e representantes do Poder Público, ainda mais em Santos, terra de mulheres fortes, libertárias e à frente de seu tempo. A postagem do secretário municipal de Cultura foi lamentável e vale, no mínimo, uma retratação, o que seria coerente com sua história na defesa das garantias individuais. É fundamental combater qualquer tipo de desrespeito, seja por violência, seja por misoginia, seja por tradição cultural. É hora de reforçar essa luta na nossa Cidade, que sempre esteve na vanguarda das batalhas sociais, democráticas e de direitos dos cidadãos”, publicou.

Na postagem, sobre a foto, Fabião havia escrito o seguinte comentário: “Rock in Rio por outro ângulo... Intervalo dos shows, deitar na grama sintética! Relax”, escreveu o secretário, que retirou a publicação mas, percebendo que não dava como evitar o desgaste, pois a postagem já havia atingido muitas pessoas, resolveu se desculpar: “quero humildemente pedir desculpas a todos que se indignaram com o post que fiz no Instagram pessoal. Reconheço que, apesar de defender intransigentemente o direito de expressão, foi uma brincadeira que em hipótese alguma visou ridicularizar a figura da mulher. Peço desculpas particularmente a todas as mulheres, ao Governo e ao povo de Santos”, publicou.

Partido

O presidente do PSB, vereador Benedito Furtado, informou pelas redes sociais que estava sendo cobrada uma posição do partido e que nomeou uma comissão composta pela responsável pela Secretaria das Mulheres, Tertulina Fernandes, pelos vice-presidentes, Marcos Libório, Eder Santana Oliveira e Debora Blanco, pelo secretário-geral, Luiz Ezildo Silva, e pelo também vereador Fabrício Cardoso Oliveira, “para que deliberem sobre o fato. Nossa posição oficial, portanto, será divulgada oportunamente”.

Carro oficial

Ontem, por volta das 13 horas, o Diário recebeu a informação extraoficial que Fabião teria viajado para o Rio de Janeiro com um carro oficial, na última sexta-feira (22), sob a alegação que estaria participando de um curso. Uma servidora teria visto o carro no estacionamento do Rock in Rio. Quatro horas depois da informação, a Reportagem soube que ele teria sido chamado no Gabinete do prefeito. Com relação ao veículo utilizado, a Administração garante que o secretário foi ao Rio de Janeiro acompanhado de familiares no carro de sua irmã.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado