Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 26 Setembro 2017 10:58

Secretário de Cultura de Santos pede afastamento e sai da cena

Governo de Santos considerou inadequado e reprovável o ‘post’ do secretário em página pessoal de rede social
Segundo a assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher Segundo a assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher Arquivo/DL
Por Diário do Litoral

Após ficar pelo menos duas horas em reunião a portas fechadas com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e profundamente abatido com a repercussão de sua postagem mostrando as nádegas de uma mulher durante o Rock in Rio, o secretário de Cultura de Santos, Fábio Nunes, o professor Fabião (PSB), se afastou temporariamente do Governo servindo-se do período de férias a que tem direito, para, assim, poder se defender e superar a situação.

O Governo considerou inadequado e reprovável o ‘post’ do secretário em página pessoal de rede social, cujo conteúdo não condiz com a política municipal, que é de luta pela valorização da mulher, de direito à privacidade e contra a objetificação. Segundo a assessoria da Prefeitura, Fábio Nunes desculpou-se publicamente e, convocado e repreendido pelo prefeito, afirmou que não teve a intenção de ofender ou desvalorizar a mulher.

Ontem, centenas de pessoas reprovaram a postagem. “Acabo de ver post polêmico sobre o Rock in Rio feito pelo secretário de Cultura de Santos. Como homem público, não posso ficar indiferente. Fico triste por ele, que é uma pessoa carismática e que poderia dar grandes contribuições à sociedade. Mas é lastimável que se coloque dessa forma pueril em uma rede social. Mais que pueril, invasiva e desrespeitosa. A questão de gênero é central na sociedade atual e esse tipo de publicação reforça estereótipos que queremos superar pois acreditamos em ‘pessoas’ boas, amorosas e pró-ativas. Não cabe esse tipo de publicação. De novo, uma lástima”, escreveu em seu perfil o ex-vereador e médico Evaldo Stanislau, sobre o episódio ocorrido no último domingo.

A vereadora Telma de Souza (PT), que é vice-presidente da Comissão Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara, também não poupou críticas: “Não podemos mais tolerar ataques a qualquer pessoa, particularmente às mulheres, por governantes e representantes do Poder Público, ainda mais em Santos, terra de mulheres fortes, libertárias e à frente de seu tempo. A postagem do secretário municipal de Cultura foi lamentável e vale, no mínimo, uma retratação, o que seria coerente com sua história na defesa das garantias individuais. É fundamental combater qualquer tipo de desrespeito, seja por violência, seja por misoginia, seja por tradição cultural. É hora de reforçar essa luta na nossa Cidade, que sempre esteve na vanguarda das batalhas sociais, democráticas e de direitos dos cidadãos”, publicou.

Na postagem, sobre a foto, Fabião havia escrito o seguinte comentário: “Rock in Rio por outro ângulo... Intervalo dos shows, deitar na grama sintética! Relax”, escreveu o secretário, que retirou a publicação mas, percebendo que não dava como evitar o desgaste, pois a postagem já havia atingido muitas pessoas, resolveu se desculpar: “quero humildemente pedir desculpas a todos que se indignaram com o post que fiz no Instagram pessoal. Reconheço que, apesar de defender intransigentemente o direito de expressão, foi uma brincadeira que em hipótese alguma visou ridicularizar a figura da mulher. Peço desculpas particularmente a todas as mulheres, ao Governo e ao povo de Santos”, publicou.

Partido

O presidente do PSB, vereador Benedito Furtado, informou pelas redes sociais que estava sendo cobrada uma posição do partido e que nomeou uma comissão composta pela responsável pela Secretaria das Mulheres, Tertulina Fernandes, pelos vice-presidentes, Marcos Libório, Eder Santana Oliveira e Debora Blanco, pelo secretário-geral, Luiz Ezildo Silva, e pelo também vereador Fabrício Cardoso Oliveira, “para que deliberem sobre o fato. Nossa posição oficial, portanto, será divulgada oportunamente”.

Carro oficial

Ontem, por volta das 13 horas, o Diário recebeu a informação extraoficial que Fabião teria viajado para o Rio de Janeiro com um carro oficial, na última sexta-feira (22), sob a alegação que estaria participando de um curso. Uma servidora teria visto o carro no estacionamento do Rock in Rio. Quatro horas depois da informação, a Reportagem soube que ele teria sido chamado no Gabinete do prefeito. Com relação ao veículo utilizado, a Administração garante que o secretário foi ao Rio de Janeiro acompanhado de familiares no carro de sua irmã.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros