Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 12 Setembro 2017 11:12

Devedor adia busca por ajuda profissional

Das 354 pessoas que procuraram o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) da Prefeitura de Santos, 250 não voltaram ao serviço público para continuar com o suporte
Devedor adia busca por ajuda profissional Devedor adia busca por ajuda profissional Divulgação
Da Reportagem

Enfrentar uma dificuldade econômica não é tarefa simples. Infelizmente para o endividado, o comportamento comum é adiar o pedido de socorro profissional, o que só agrava o problema. Das 354 pessoas que procuraram o Programa de Apoio ao Superendividado (PAS) da Prefeitura de Santos, 250 não voltaram ao serviço público para continuar com o suporte técnico para sair do ­vermelho.

Desses 250, cerca de 20%, ou 50 pessoas, são consideradas em situação de endividamento grave, conforme apurado na entrevista preliminar, e mesmo assim elas não retornam.

O levantamento vai de maio de 2016 até julho de 2017, e deixa claro que daqueles que procuraram o serviço especializado do Procon, 70% não enfrentam a crise com auxílio de um­ ­economista.

E os credores não perdoam a procrastinação em buscar de ajuda. Para cada mês que a decisão é adiada, o endividamento aumenta de 10% a 12%.

Comportamento

O costume de adiar decisão tão importante está presente até mesmo em quem buscou esse socorro. Dos 64 atendimentos efetivados, a média foi de 27 dias entre o primeiro contato e a entrada efetiva no PAS. Mas houve quem buscasse o serviço pela primeira vez e só voltasse sete meses e meio depois (231 dias) para assumir a solução do ­problema.

Se por um lado o devedor reluta em aceitar ajuda técnica, a resolutividade do programa é alta. Dos 64 atendimentos efetivados, 60 foram encerrados com sucesso e quatro seguem em ­andamento.

O economista responsável pelo atendimento, Oswaldo Napoli do Couto, avalia como sucesso quando a pessoa tem controle sobre suas dívidas.

Couto afirma que isso passa pelo fim do uso do cartão de crédito e mudanças de hábito de ­consumo.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros