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Terça, 12 Junho 2018 17:28

Prevista para julho, obras do trecho Norte do Rodoanel podem atrasar

Superfaturamento das desapropriações na região de Guarulhos travou obras; construção do trecho teve início em 2013
A construção do trecho Norte teve início em 2013 e deveria ter sido entregue em fevereiro de 2016 A construção do trecho Norte teve início em 2013 e deveria ter sido entregue em fevereiro de 2016 Divulgação/Dersa
Por Matheus Herbert
De São Paulo

A conclusão das obras do trecho Norte do Rodoanel, que eram previstas para seremm entregues em julho deste ano, podem sofrer um novo atraso. O projeto do Rodoanel começou há quase 20 anos. O trecho Norte da via vai fechar o anel de rodovias que cortam a região metropolitana de São Paulo. Os cerca de 47 km de pistas vão ligar a Rodovia dos Bandeirantes à Via Dutra. A construção do trecho Norte teve início em 2013 e deveria ter sido entregue em fevereiro de 2016. 

De acordo com a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), responsável pelas obras, a conclusão dos serviços e liberação do trecho ainda não tem data fechada. “Sobre a conclusão das obras, a judicialização dos processos de desapropriação, principalmente em Guarulhos, onde há suspeitas de superfaturamento das áreas envolvendo peritos judiciais – crime que o Estado é vítima, fez com que a Dersa e o Governo Paulista adotassem medidas judiciais. Essa é uma das principais razões que neste momento exigem da Dersa uma revisão dos cronogramas do empreendimento em conjunto com as empresas construtoras”, informou em nota a Gazeta. 

O superfaturamento das desapropriações na região de Guarulhos apontado pela Dersa é alvo de investigação do Ministério Público e da Procuradoria-Geral da República em Brasília. A previsão do governo era gastar R$ 1,2 bilhão com a desapropriação de 591 imóveis na capital paulista, Arujá e Guarulhos. Mas, durante o processo, os valores subiram, principalmente na região de Guarulhos.

Um terreno de Guarulhos com 230 mil metros quadrados, que fica perto do Aeroporto de Cumbica, receberia da Dersa R$ 9,7 milhões após a desapropriação. No entanto, o perito judicial estipulou o valor do terreno em R$ 71,5 milhões, oito vezes mais do que o valor inicial.

A investigação aberta no ano passado quebrou os sigilos fiscal e bancário de 15 pessoas e revelou movimentação de dinheiro entre juízes, peritos judiciais, advogados e donos de imóveis beneficiados com as desapropriações.

Atrasos

Com 47,6 quilômetros de extensão, a obra é o último trecho do anel viário metropolitano que começou a ser construído em 1998, no governo do tucano Mário Covas (morto em 2001), e interliga dez rodovias que chegam à Grande São Paulo.

As obras tiveram início em fevereiro de 2013 e deveriam ter sido concluídas em fevereiro de 2016. Naquele ano, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) assinou aditivo contratual adiando a inauguração para março deste ano. Em janeiro, contudo, o tucano admitiu que o prazo não seria cumprido e prometeu entregar o trecho em julho.

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