Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Quarta, 11 Abril 2018 18:36

“Nosso mandato representa os anseios da região sudoeste”

Analice é vice-presidente da Alesp e têm seu reduto político na cidade de Taboão da Serra, onde é primeira-dama; em 2014 foi eleita com 151 mil votos
Em seu quarto mandato, Analice têm seu reduto político na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, onde é primeira-dama Em seu quarto mandato, Analice têm seu reduto político na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, onde é primeira-dama Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Por Nely Rossany
De São Paulo

Analice Fernandes (PSDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) deve disputar as eleições pela quinta vez consecutiva este ano. Em seu quarto mandato, Analice têm seu reduto político na cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, onde é primeira-dama. Foi eleita em 2014 com 151 mil votos, dos quais 48.650 somente na cidade comandada pelo seu marido, Fernando Fernandes (PSDB).

O casal Fernandes tem tradição na política e através da deputada vários recursos estaduais foram destinados para Taboão da Serra. Mas Analice, a mulher mais votada do Estado também destina suas emendas para outros municípios da região como Embu das Artes e Itapecerica da Serra, além do interior de São Paulo, mais especificamente a região de Jales, onde nasceu. 

Consolidada na política, Analice Fernandes deve enfrentar este ano novos nomes que entrarão na disputa por uma cadeira na Alesp, como o vereador de Embu das Artes, Hugo Prado (PSB) e antigos adversários políticos como o ex-vereador de Taboão da Serra, José Aprígio (PODEMOS).   

Gazeta de S. Paulo - A senhora vai se candidatar pela quinta vez a deputada estadual?
Analice Fernandes - Sou uma pré-candidata a deputada estadual. Temos que aguardar agora a convenção estadual, porém quero sim disputar essa eleição. Acredito que temos uma grande missão pela frente.

GSP - Deputada, qual o balanço feito de sua atuação na região sudoeste da Grande São Paulo nesse último mandato?
AF - Hoje nosso mandato representa os anseios das pessoas da região sudoeste. Nossa atuação tem sido firme neste sentido. Estamos sempre em busca de investimentos e da melhoria dos serviços oferecidos pelo Estado, sem esquecer das parcerias com as prefeituras que sempre podem potencializar os recursos e as ações. Podemos apontar grandes vitórias, como a ETEC em Taboão, Bom Prato, Poupatempo, que tem uma função regional, reformas importantes no Hospital Geral de Itapecerica da Serra, o HGIs, no Hospital Geral do Pirajuçara, o HGP, a reconstrução do Ginásio de Esportes de Itapecerica, um símbolo da nossa região, que havia sido devastado por uma tempestade, recursos para a infraestrutura e turismo em Embu das Artes, entre outros. 

GSP - Qual a importância da implantação da Etec em Taboão da Serra? Já existe outros grandes investimentos na área da educação na região sudoeste da Grande São Paulo?
AF - A ETEC de Taboão e a ETEC de Embu das Artes representam uma grande oportunidade de ensino público técnico de qualidade. O aluno que conclui o curso da ETEC aumenta seu potencial de empregabilidade, ou seja, ele terá maiores chances de ser absorvido pelo mercado de trabalho. Vamos trabalhar agora para a finalização da segunda parte da ETEC. O prédio já está construído, precisamos agora que uma nova licitação seja feita pelo FDE para a conclusão e consequentemente novos cursos poderão ser oferecidos. Queremos também levar a ETEC para Itapecerica da Serra e trazer uma FATEC para a nossa região. A Secretaria Estadual está realizando um programa de reformas estruturais dos prédios das Escolas Estaduais. Temos reformas sendo executadas em escolas de todos os municípios da nossa região. No último período foram 18 escolas reformadas. Do ponto de vista de investimentos, aprovamos agora na Alesp o aumento para os professores, diretores e supervisores. 

GSP -  No mês de fevereiro o número de roubos subiu cerca de 17%, se comparado com o mesmo período do ano passado em Taboão da Serra. Em março deste ano aconteceu a inauguração oficial da nova sede da Seccional da região. Quais os próximos investimentos na área da segurança em Taboão e região?
AF - O governo do Estado tem investido muito e acertadamente em segurança pública, tanto é assim que o número de homicídios no estado de São Paulo é de menos de 8%. Sendo que no Brasil, este índice chega a quase 30%. O governo fez a opção pela vida. Aqui em Taboão da Serra existe uma feliz parceria com o município, que também investe em Segurança, tendo uma Guarda Civil Municipal atuante. Quanto ao aumento de roubos é sempre um dado a se lamentar, a se tentar coibir, porém não temos uma linha ascendente consistente, o aumento foi pontual. Taboão teve importantes investimentos em Segurança Pública, como a sede definitiva do nosso Corpo de Bombeiros, a reforma e ampliação do Instituto de Criminalística que atende a toda região, a mudança da Sede da Seccional como você disse, o funcionamento do 2º Distrito Policial, no Pirajuçara, que facilita o registro de ocorrências. Eu fiz três emendas impositivas para que Taboão, Embu das Artes e Cotia recebam recursos para investir na compra de motocicletas para a Guarda Civil Municipal, serão 10 para cada município. 

GSP - Por que Analice Fernandes quer seguir como deputada estadual?
AF - Como eu disse acredito que tenho uma missão. Tenho satisfação em ver o que conseguimos realizar durante meus quatro mandatos. Claro que não foi tudo o que eu queria, mas felizmente, conseguimos concretizar muitos benefícios para nossa região. Como candidata acho que posso ajudar também na eleição do nosso candidato a governador, que será o João Doria, e na eleição para presidente. São Paulo tem que se unir para elegermos o Alckmin presidente do Brasil. Temos que conseguir tirar nosso País da situação que ele se encontra. Precisamos de um presidente que tenha comando, precisamos de um presidente forte, que tenha condições políticas de fazer as reformas. Um governo que possa incentivar a criação de novos empregos, e que principalmente invista em Educação, Estes são valores e ideias que eu defendo. Quero continuar deputada, para continuar lutando por isso. 

*Matéria produzida com colaboração de Matheus Herbert

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany