Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 23 Novembro 2017 16:32

Vereadores de Embu-Guaçu pedem renúncia de prefeita após denúncias

Walter do Posto, que foi preso na terça-feira, acusado de organização criminosa, é marido da atual prefeita Maria Lúcia (PTB)
O ex-prefeito de Embu Guaçu, Walter do Posto (PTB), marido da atual prefeita, Maria Lúcia, foi preso O ex-prefeito de Embu Guaçu, Walter do Posto (PTB), marido da atual prefeita, Maria Lúcia, foi preso Reprodução/Facebook
Da Reportagem
De São Paulo

A prisão do ex-prefeito de Embu-Guaçu, Walter do Posto, na terça-feira, impactou a política da cidade. Isso porque Walter é marido da atual prefeita Maria Lúcia (PSB). Na Câmara Municipal, vereadores chegaram a pedir na tribuna, durante sessão, a renúncia de Maria Lúcia do cargo.

“Eu tenho esperança que a prefeita aja de duas maneiras, uma é renunciar e dizer que não tem capacidade. Ou achar que é capaz [de governar], que faça diferente e reformule o seu secretariado, principalmente os que não estão a contento, para que a gente possa voltar a crescer”, disse o vereador Professor Carlos Shyton (PR) em entrevista ao “Portal O Taboanense”.

Shyton já havia usado a tribuna da Câmara Municipal para pedir a renúncia da prefeita que está há 11 meses no poder. O vereador cobrou uma posição oficial da prefeita sobre a prisão preventiva do seu marido e da investigação que está em andamento pela Justiça.

Na tribuna da Câmara, ele fez um desabafo. “A gente não está aqui para se promover, estamos aqui pelo bem da cidade, a grande maioria dessa casa quer a melhoria para Embu-Guaçu. Aqui nasci, aqui cresci e hoje cuido do meu filho e quero que ele goste dessa cidade do jeito que eu gosto. Cabe a nós transformar essa cidade”.

Outro vereador, Lisandro Cássio (PSD), também usou a tribuna da Câmara na última terça para pedir que a prefeita renuncie. “A prefeita desconhecia essa ingerência, pelas ligações interceptadas mostram que ela não sabia. Para o bem da senhora, para o bem da cidade, acho que a senhora deveria repensar. Um pedido de renúncia seria digno, porque a senhora foi envolvida em um plano que, evidentemente, não daria certo”.

Já o vereador André Messias de Oliveira, o Andrezão (PDT), afirma que a prisão do ex-prefeito abalou toda a
cidade.

“Nós ficamos muito surpresos, até porque foi dia de sessão e a gente não esperava por isso. A cidade infelizmente sentiu e abala o governo. Vamos ver, é tudo muito recente, mas esperamos que a justiça apure e se for culpado que seja punido, dinheiro público tem que ser valorizado”.

De acordo com Andrezão, o governo municipal terá que se superar após a denúncia do Ministério Público. “Não conversei com a prefeita [Maria Lucia, esposa de Walter do Posto], é tudo muito precoce, nós [vereadores] ficamos muito abalados com a notícia, sabemos que isso vai abalar o governo, mas segundo informações ela está muito chateada com essa situação e nós estamos
aguardando”, finalizou o vereador.

Prisão

O ex-prefeito de Embu Guaçu, Walter Antonio Marques, o Walter do Posto (PTB), foi preso preventivamente na terça-feira acusado de crimes contra a administração pública. Walter do Posto foi acusado por organização criminosa, usurpação de função pública, tráfico de influência e participação em peculato.

Diálogos gravados entre políticos da cidade, funcionários públicos e o próprio acusado levam a crer que Walter do Posto seria o responsável por avalizar a contratação de monitores do transporte escolar da cidade.

Ele também estaria negociando terrenos e eventuais compensações de débitos do município, além de ter nomeado um secretário para atender interesses de terceiros em agosto, enquanto a atual prefeita Maria Lucia (PSB), sua esposa, estava em Brasília.

A assessoria de imprensa da prefeitura de Embu-Guaçu não se manifestou até o fechamento da matéria.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros