Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 16 Novembro 2017 16:31

Dia da Consciência Negra não será feriado em Taboão da Serra

A data foi instituída em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares
Por Portal O Taboanense

Na próxima segunda-feira, dia 20, é celebrado em todo território nacional do Dia Nacional da Consciência Negra. Na região, a data é comemorada com feriado em Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Paulo e Osasco, mas em Taboão da Serra o dia é apenas ponto facultativo nas repartições públicas.

Essa diferença acontece porque o Dia da Consciência Negra não é feriado em âmbito nacional, são os municípios que, até agora, instituem ou não. A data foi instituída em 2003 no calendário nacional e marca a morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Mais de mil cidades brasileiras comemoram, em 20 de novembro, com feriado.

Em Taboão da Serra eventos marcam as comemorações da data. No dia 17 de novembro, acontece o lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, da autora baiana e moradora de Taboão da Serra Zainne Lima.

O encontro, que acontece no auditório da SEDUC, tem como objetivo discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre políticas públicas e o enfrentamento do
racismo.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas. “Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, disse.

No dia 19 de novembro, terá o Samba Rock Fest, a partir das 14h, com o cantor Paulo Brazz, evento para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço a cultura da periferia. No penúltimo dia de atividades, 21 de novembro, acontecem apresentações musicais, oficinas, exposições e desfile das escolas da Rede Municipal de Ensino, da ONG Mundo da Fantasia e da Escola de Bailado, a partir das 14h.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, no dia 25 de novembro acontece a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia moradores que se destacaram por sua luta contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade será às 18h na Câmara Municipal de Vereadores.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros