Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 10 Outubro 2017 16:24

TCE elege cidade de Santos como líder em gestão

O levantamento do Tribunal de Contas mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas públicas dos gestores
O presidente do TCE, Sidney Beraldo, apresentou os dados e lembrou que a crise econômica despertou a cidadania e um maior interesse nos brasileiros em fiscalizar o poder público O presidente do TCE, Sidney Beraldo, apresentou os dados e lembrou que a crise econômica despertou a cidadania e um maior interesse nos brasileiros em fiscalizar o poder público Divulgação/TCE
Da Reportagem
De São Paulo

A cidade de Santos, no litoral paulista, foi eleita primeira colocada no Índice de Efetividade da Gestão Municipal pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O levantamento mede a qualidade dos gastos municipais e avalia as políticas públicas dos gestores em sete dimensões: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção aos Cidadãos e Governança em Tecnologia da Informação.

Além de Santos, o topo do ranking inclui as cidades de Quadra, Torre de Pedra, Macatuba, Indaiatuba e Vinhedo, no interior paulista. Para o índice, são considerados todos os municípios do Estado de São Paulo, com exceção da capital, que é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Município.

Cada setor recebe uma nota em relação à gestão administrativa: A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adaptação) e C (baixo nível de adequação). A avaliação geral da administração santista foi de B+ e nenhuma das cidades obteve nota A.

O presidente do TCE, Sidney Beraldo, apresentou os dados e lembrou que a crise econômica despertou a cidadania e um maior interesse nos brasileiros em fiscalizar o poder público. Ele também acrescentou que o levantamento é uma ferramenta para que as gestões municipais aprimorem suas políticas públicas, seu planejamento e realizem eventuais correções de rumos.

“Em tempos de crise, a eficiência é sinônimo de sobrevivência na gestão pública. Quem não for eficiente, não sobrevive”, avaliou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), de acordo com a assessoria.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros