Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Domingo, 20 Setembro 2015 03:29

Confira dicas de como usar madeira na área externa de casa

A escolha e manutenção da madeira é um dos pontos principais para o projeto de uma área externa que tenha a madeira como base
Da Reportagem

Varandas, decks e áreas externas no geral pedem uma decoração casual e que case com o ambiente natural, mas nem por isso você precisa perder em charme e conforto. A madeira entra como uma opção para tornar a área externa mais confortável e é um coringa na decoração!

A escolha e manutenção da madeira é um dos pontos principais para o projeto de uma área externa que tenha a madeira como base. A exposição direta ao sol, vento e chuva danificam o material e, por isso, escolher uma madeira de qualidade e uma técnica de proteção (como impermeabilização, por exemplo) são fundamentais para garantir a vida útil das peças e um espaço caprichado.

A madeira na área externa não precisa ficar apenas no chão ou nos móveis. Ela entra como revestimento para paredes e portas, criando um clima de unidade, sem deixar o ambiente carregado. Para ajudar a suavizar ainda mais a sua área externa, você pode optar por misturar a madeira com outros materiais como pedra, vidro e mesmo o metal, dando um toque de modernidade ao design.

Os ambientes externos têm um clima de leveza e a decoração deve casar com esse mood. Tecidos leves para os estofados, almofadas e mantas são opções na hora de investir no mobiliário e em seus acessórios. Os tons claros e neutros também costumam ser os mais utilizados na paleta de cores, mas nada impede você de fazer um mix: as almofadas podem ser na maioria em tons claros, mas com algumas contrapondo em cores mais fortes. Deixa o ambiente divertido e sem pecar no décor!

Conforto também deve ser levado em conta na hora de decorar o seu espaço aberto. O uso da madeira na área externa já cria um clima mais caseiro, que pode ser potencializado com o uso de redes para descanso, de espaços de convivência com poltronas e mesinhas de centro e com um projeto de paisagismo. Plantas e flores trazem uma sensação de conforto e pureza, que propicia um clima muito mais agradável.

À noite, a madeira na área externa pode ganhar charme e elegância quando combina comspots de luz, principalmente no deck. A iluminação deixa o ambiente encantado, perfeito para noites divertidas e jantares românticos.

Versátil e duradoura, a madeira é um material atemporal que combina com todos os tipos de décor. Se encaixa com o clima de relaxamento das áreas externas sem perder o tom intimista dos ambientes fechados.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros