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Quinta, 08 Fevereiro 2018 16:21

Metrô de SP fará operação especial no Carnaval

O metrô prepara uma megaoperação para desafogar as linhas que levarão a maior quantidade de foliões aos polos do Carnaval
No sábado (3), parte da linha 4-amarela precisou operar em esquema de emergência por consequências da superlotação No sábado (3), parte da linha 4-amarela precisou operar em esquema de emergência por consequências da superlotação Willian Moreira/Futura Press/Folhapress
Por Folhapress

O metrô prepara uma megaoperação para desafogar as linhas que levarão a maior quantidade de foliões aos polos do Carnaval paulistano. A ação prevê organizar o fluxo de passageiros nas estações mais demandadas e reforçar o número de seguranças e de trens em circulação entre sábado (10) e terça-feira (13).

O pacote de medidas promete ser uma resposta ao caos pelo qual o transporte sobre trilhos passou no último final de semana do pré-Carnaval, quando 187 blocos pipocaram pelas ruas da cidade. No sábado (3), parte da linha 4-amarela, que liga o centro a Pinheiros (zona oeste), a região mais hypada da folia paulistana, precisou operar em esquema de emergência por consequências da superlotação e de atos de sabotagem.

A estação Faria Lima foi fechada por alguns minutos. Na Pinheiros, houve tumulto, empurra-empurra e até confronto entre funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e foliões.

A Via Quatro, a concessionária da linha 4-amarela, diz que transportou 657 mil passageiros só no dia 3 -o montante é 119% superior ao registrado num sábado comum, que acumula, em média, 300 mil passageiros.

Para Clodoaldo Pelissioni, secretário de transportes metropolitanos da gestão Alckmin (PSDB), as operações do metrô vão seguir nos trilhos da normalidade nos dias da folia oficial “porque muita gente deve viajar e a cidade ficará mais esvaziada.”

A operação especial vai centrar fogo nas linhas 4-amarela e 1-azul.

Na linha 1-azul, por exemplo, o metrô calcula que as estações Liberdade, São Joaquim e Paraíso serão as mais procuradas por quem vai desfilar nos blocos da avenida 23 de Maio.

Por isso, nas duas linhas, os trens deverão circular normalmente, sem restrições no número de composições. Nas estações, os acessos de entrada e saída serão diferenciados. Também serão criados bolsões, uma espécie de área delimitada por grades, para controlar o fluxo de passageiros.

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