Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 05 Dezembro 2017 16:15

Mortalidade de crianças na Sé é maior que em Perdizes

Em 2016, 21 crianças de até um ano morreram na Sé contra uma em Perdizes
Por Estadão Conteúdo

Crianças que moram na Sé, região central de São Paulo, têm quase 21 vezes mais chances de morrer antes de completar um ano do que as residentes de Perdizes, área nobre na zona oeste da capital. O dado é do Mapa da Desigualdade na Primeira Infância, divulgado pela Rede Nossa São Paulo nesta terça-feira.

Em 2016, 21 crianças de até um ano morreram na Sé contra uma em Perdizes. Segundo o cálculo do Mapa, portanto, a mortalidade infantil de bebês de até um ano no distrito da região central é 20,97 vezes maior na comparação com o bairro nobre.

O distrito de Artur Alvim, na zona leste da capital, é o segundo pior no índice: uma criança que reside na região tem 18 vezes mais chances de morrer antes de completar um ano. Marsilac, no extremo sul da cidade, é a terceira pior: 16,9 vezes.

Também na região central se localiza o pior distrito no índice que considera óbitos infantis de até 5 anos. No Pari, a cada mil crianças, 27 crianças morreram em 2016. Por outro lado, em Perdizes, uma faleceu antes de completar cinco anos. Isso significa que as chances de uma menina ou um menino superarem os cinco anos de idade é 17 vezes maior no bairro nobre do que no distrito central do Pari.

O Mapa da Desigualdade da Primeira Infância utiliza indicadores municipais que identificam a qualidade de serviços públicos nos 96 distritos da capital paulista. Os indicadores contemplam áreas como educação, saúde, assistência social, meio ambiente, entre outros.

Creche
A desigualdade também se destaca em serviços ligados à educação. Uma criança que mora na Vila Andrade, na região sul da cidade, espera mais de um ano por uma vaga em creche: 441 dias em média

Já uma menina ou menino residente de Guaianases, na zona leste, pode ser incorporado à rede municipal de ensino em cerca de 25 dias. O “desigualtômetro”, medidor utilizado no Mapa, é de 17 vezes entre os distritos das duas regiões da cidade.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros