Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 01 Dezembro 2017 19:12

Nova passarela de Congonhas deve ser reaberta até o Natal

A nova passarela do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, deve ser reaberta neste mês, após dois anos
A nova passagem irá substituir a construção metálica provisória que funciona há dois anos A nova passagem irá substituir a construção metálica provisória que funciona há dois anos Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Da Reportagem
De São Paulo

A nova passarela do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, deve ser reaberta neste mês. A obra irá substituir a construção metálica provisória que funciona há dois anos. Em abril, em uma entrevista à imprensa, o prefeito João Doria (PSDB) prometeu a entrega da nova passarela até o Natal.

Em 2015, a passarela Comandante Rolim Amaro, na avenida Washington Luís, foi interditada após técnicos da Secretaria de Coordenação das Subprefeitura apontarem que a passagem oferecia riscos aos pedestres. O laudo da prefeitura mostrou que a estrutura estava em “estado de iminência de ruptura brusca”. A travessia recebeu então um escoramento.

Além disso, quem passava pela antiga passagem reclamava da péssima iluminação, falta de corrimão em alguns pontos e áreas com infiltração e ferrugens.

A nova construção segue projeto original elaborado pelo arquiteto João Batista Vilanova Artigas em 1974. Seu neto, Marcos Artigas, participou da elaboração. A nova passarela terá visual mais moderno e vai contar com elevadores com vidros panorâmicos nas duas pontas, segundo o projeto apresentado pela prefeitura.

As obras estão sendo custeadas com doações de empresas privadas, a maioria ligada ao setor de turismo. Segundo o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Penido, foram arrecadados R$ 6,7 milhões para a reforma da passarela e construção de uma praça no canteiro central da avenida onde antes funcionava um estacionamento clandestino.

Etapas
Metade da estrutura metálica, com 75 metros de extensão total, já foi içada e conectada à escada de concreto, que já está pronta, no sentido bairro. O suporte para os dois elevadores, um em cada lateral, também foi instalado. A próxima etapa é finalizar a instalação elétrica e fazer o acabamento do piso.

Tombamento
Inaugurada em 1974, a passarela é tombada por dois órgãos de preservação do patrimônio histórico e por isso nunca foi reformada. O Ministério Público chegou a alegar que as obras descaracterizariam a travessia e atenderiam a interesses comerciais na região. Mas, em 2014, uma decisão judicial que a prefeitura e a ONG Associação dos Amigos da Passarela fechassem um acordo para a solução definitiva dos problemas e elaborassem um projeto para a construção de uma nova passarela.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros