Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 13 Novembro 2017 15:38

Vacinação de moradores da região do Parque Ecológico do Tietê começa esta semana

O parque foi fechado na semana passada e foi determinado que 8 mil moradores do entorno recebessem a vacina
A vacinação dos moradores da região do Parque Ecológico do Tietê começa nesta semana A vacinação dos moradores da região do Parque Ecológico do Tietê começa nesta semana Divulgação/Governo de SP
Por Estadão Conteúdo

Começa nesta semana a vacinação contra a febre amarela para moradores dos bairros de Piratininga e Jardim São Francisco, na zona leste da capital, que serão imunizados após a confirmação de que um macaco vindo de Cajamar e que era tratado no Parque Ecológico do Tietê estava com o vírus da febre amarela. O parque foi fechado na semana passada e foi determinado que 8 mil moradores do entorno recebessem a vacina.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, não será necessário que os moradores se encaminhem para nenhuma Unidade Básica de Saúde (UBS), pois a vacinação será de casa em casa. A data de início da imunização ainda não foi informada.

"As equipes de saúde da Prefeitura irão diretamente nas casas dos bairros citados e a vacinação contra a febre amarela continua a ser realizada nas unidades de referência da região apenas para as pessoas que forem viajar para áreas com recomendação de vacinação contra a febre amarela", informou, em nota.

Na última sexta-feira, 10, o governo do Estado de São Paulo anunciou o fechamento do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste paulistana. É o 16º parque fechado em São Paulo após mortes de macacos - os primeiros foram da zona norte.

O Horto Florestal e o Parque Estadual da Cantareira, na zona norte, fechados desde o dia 20 de outubro, quando foi confirmada a infecção pelo vírus em um macaco encontrado morto no Horto, devem ser reabertos em janeiro. Após a reabertura, os frequentadores serão orientados a só ir ao local se estiverem vacinados ou se fizerem uso de repelente. Atualmente, 13 parques municipais estão fechados. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SMVA), não há previsão de reabertura desses outros locais.

Vacinação

O governo estadual estendeu a vacinação para bairros de mais 15 municípios das regiões do Alto Tietê e Osasco. Outros quatro municípios - Guarulhos, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Cotia - que já tinham vacinação - continuarão com as ações. O governo pretende aplicar 2.229.072 doses do imunizante na Região Metropolitana entre novembro e dezembro. Para isso, conta com o envio de 2,8 milhões de novas doses da vacinas "nos próximos dias", segundo o secretário de Saúde, David Uip.

Na zona norte da capital, até o momento, 791.505 doses já foram aplicadas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com o secretário, uma reunião que será realizada com o Ministério da Saúde vai definir se a população do Estado de São Paulo vai receber doses fracionadas da vacina a partir do próximo ano. A secretaria já trabalha com a possibilidade de ampliar a vacinação para todo o Estado a partir do início do ano que vem.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros