Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Sexta, 10 Novembro 2017 17:26

Blocos de Carnaval precisarão de plano de segurança em SP

Estas são algumas das regras definidas pela Prefeitura de São Paulo para o carnaval de rua de 2018
Após Doria falar em tirar carnaval de rua da Vila Madalena, secretário afirmou que os blocos pequenos estão mantidos no bairro boêmio Após Doria falar em tirar carnaval de rua da Vila Madalena, secretário afirmou que os blocos pequenos estão mantidos no bairro boêmio Bruno Poletti/Folhapress
Por Aline Fonseca

Os blocos de rua que irão desfilar na capital paulista no Carnaval terão que ter planos de operação e de segurança. Estas são algumas das regras definidas pela Prefeitura de São Paulo para o carnaval de rua de 2018.

Os blocos com mais de 25 mil foliões, além do plano de operação, terão que ter um plano de segurança, que terá que contar com rota de socorro, equipe de produção e orientação ao público. O plano é para garantir que não haja problemas no percurso. As prefeituras regionais terão que aprovar o trajeto dos blocos. Além disso, estes trajetos serão determinados até 30 dias antes do Carnaval. Os grupos que ficarem insatisfeitos poderão recorrer.

O horário do encerramento dos desfiles também foi definido. A dispersão dos blocos deve terminar até as 22h. A partir deste horário, deve haver silêncio absoluto, com exceção dos que tradicionalmente saem às ruas à noite.

Estas regras estão em um guia, que foi enviado para os grupos que querem organizar blocos. O guia foi feito a partir de discussões com o Ministério Público (MP). Reuniões devem acontecer nas próximas semanas entre MP, prefeitura e os blocos para definir mais detalhes sobre as regras para a festa de rua.

Multas
Os blocos poderão ser multados em três ocasiões: se fizer ensaio aberto sem seguir Lei; se ficar parado mais que o necessário; e sair fora do calendário oficial.

Calendário oficial

A prefeitura divulgou na última terça-feira, o calendário oficial do carnaval de rua: pré-carnaval: um fim de semana antes (3 e 4 de fevereiro); Carnaval normal: do dia 9 ao dia 13 de fevereiro, de sábado a terça-feira; pós-carnaval: um fim de semana depois (17 e 18 de fevereiro). Os blocos que quiserem desfilar têm que se cadastrar até o dia 24 de novembro.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros